[livro x filme] um dia.

faz um tempo que eu não posto por aqui sobre um bom livro, não é mesmo?

então decidi não só postar sobre uma obra que eu gostei muito, como também fazer uma comparação entre ela e o filme inspirado pela mesma.
um dia é um livro inspirador. mas, infelizmente, conheci a estória depois de tomar conhecimento sobre quais atores representariam seus personagens principais nas telas de cinema. resultado? criei expectativas e, como de costume, expectativas tendem a gerar decepções.
mas vamos por partes.

um dia
livro.
eu não li o livro, o devorei em poucos dias com aquela fome de querer conhecer mais a fundo aqueles personagens tão cheios de vida (e vida vintage!, o que me encanta). cada folha, cada capítulo me instigava mais e mais e o livro se tornava totalmente insatisfatório – tendo em vista que eu não conseguia me satisfazer com 10 ou 15 folhas deles por dia. me alegrei com os personagens, cansei com eles também. me decepcionei e me entusiasmei a cada dia em que o belo casal se afastava ou se aproximava ainda mais. a parte épica do livro, obviamente, não vou destrinchar aqui, mas foi excepcional a forma como o autor conseguiu desencadear o restante (e não final, pois a ideia de continuidade é permanente) da estória de forma tão bonita e encantadora. conclusão? sim, o amor existe! e ele não falha.
filme.
já comecei a assistir o filme com um preconceito sobre ele, mas um preconceito bom, afinal sabia que o roteiro tinha sido adaptado pelo david nicholls – próprio autor do livro. também já conhecia o brilhante trabalho do jim sturgess em across the universe, 21 e crossing over e, claro, anne hathaway em o diário de uma princesa 1 e (dentre tantos outros). não esperei sair no cinema, não esperei para fazer download. vi na banquinha da esquina e comprei mesmo. comecei a assistir com tamanha empolgação e… de repente senti falta de trechos tão bonitos, que, para mim, seriam até importantes no desenrolar da estória. mas, enfim… nem tudo é como queremos. ouvi pessoas – que não haviam lido o livro – contarem que o filme era muito bom. e que, vejam só, a cena da parte épica do livro fora chocante! mas, sinceramente, não gostei do resultado. até voltei a assistir o filme para dar uma segunda chance.
continuei com a impressão de que o filme é bonzinho, mas o livro… excepcional!
Leave a Reply

